Iluminação

A iluminação é a proposta fundamental do Yoga. Este termo poderá assustar os incautos e atrair os ambiciosos uma vez que tomou proporções exageradas no ocidente. Muitos acham que é pretensão desejar a iluminação porque isto é privilegio apenas dos "santos". Não é verdade. Iluminação significa claridade mental, organização completa no mecanismo psicofísico e que resulta em discernimento e percepção clara na forma de ver as coisas. Permite ver de forma diferente através de uma certa qualidade no ato de olhar. Em uma metáfora, é a "luz na mente para poder ver". Este caminho nos ensina, gradualmente, a deixar de lado os mecanismos do nosso ego para que possamos agir sem a sua interferência. O ego é o depósito da nossa consciência obtida pela memória: memória da raça, dos antepassados, da cultura, da religião, do país, dos pais etc.

Você poderá ler maravilhas sobre o que seja iluminação e muitos absurdos também. Você poderá ter uma idéia pessoal sobre o que seja a Iluminação e esta sua idéia poderá ser totalmente errada. Você pode ter aprendido muitas coisas a respeito deste assunto e ainda assim, não ter a menor idéia sobre o que seja. O meu conselho é: esqueça todas as bobagens que pensa sobre o que seja isto e comece o seu trabalho pessoal com um passo após o outro. 
O caminho é longo e nem todos estão dispostos a trilha-lo. Preferem que algum "guru" os ensine como fazer. Mas saiba que o auto conhecimento é tarefa pessoal e intransferível e guru nenhum neste mundo poderá fazer isto por você.
Acredite que só você será capaz de descobrir o que seja a Iluminação e que só você, desacompanhado, estará capacitado para compreender e viver este estado.

 
 

home
asthanga power yoga

www.yogabrasil.com.br

revista yogabrasil