Respiração Polarizada
Nadhi Sodhana Pranayamá

Prof. Paulo Murilo Rosas

É interessante notar que, apesar de termos duas narinas o ar não passa por elas em volume igual, exceto em períodos muito pequenos. Normalmente, há a predominância de uma narina por um período aproximado de 90 minutos e, assim, na alternância das narinas, respiramos por ambas.
  No Yoga chamamos a narina direita de Pingalá , conhecida também como Surya (Sol), e ela está relacionada com o calor e a energia positiva. No corpo físico corresponde ao sistema nervoso simpático. A narina esquerda é chamada de Idá, e em alguns livros de Chandra (Lua) e está relacionada com o frio e a energia negativa; corresponde ao sistema nervoso parassimpático.                               
  Sabemos que, sob condições normais, a atividade elétrica (ondas cerebrais) está mais concentrada num hemisfério do que no outro, e pesquisas demonstram que cada hemisfério cerebral possui formas de comportamentos típicas, e que esses comportamentos estão normalmente presentes quando a atividade elétrica converge para aquele hemisfério.
Sabemos, também, que o movimento da energia de um hemisfério para o outro ocorre simultaneamente com a mudança da respiração de uma narina para outra. Quando a narina direita predomina, é dominante o hemisfério esquerdo. Quando a predominância é da narina esquerda, o mesmo acontece com o hemisfério direito. Quando ambas funcionam, os dois hemisférios funcionam em uníssono.

Quando há a predominância da narina direita, o estomago produz mais ácido gástrico, e conseqüentemente mais calor é produzido.    Quando há a predominância da narina esquerda, a química do corpo é predominantemente alcalina, e há o resfriamento natural do organismo.   Quando ambas as narinas funcionam a química do corpo alcança um estado de equilíbrio.
  Segundo o ensinamento do Yoga,quando há predominância anormal de Pingalá (narina direita) há uma excitação natural do sistema nervoso simpático com suas possíveis conseqüências físicas, tais como: acidez, estresse, pressão sanguínea elevada, etc... e uma exarcebação das características masculinas da personalidade, tais como: pensamentos lógicos e racionais, assertividade, agressividade etc...   

Na predominância anormal de Idá (narina esquerda), há a excitação do sistema nervoso parassimpático com as conseqüências físicas naturais, como: pouca vitalidade física e sujeição aos seguintes tipos de doenças: constipação, colites, eczemas e um grande número de desequilíbrios psicossomáticos (estados de alta sensibilidade, ansiedade, etc )

O Yoga desenvolveu exercícios respiratórios para mudar a polaridade (narina esquerda/direita) ou para que a respiração ocorra por ambas as narinas. Este pranayama é Respiração Polarizada ou alternada.


 

 

home
asthanga power yoga

www.yogabrasil.com.br
revista yogabrasil