Fisiologia geral do hatha yoga
Circulação Sanguínea

Um benéfico efeito colateral da prática da Yoga , pode incluir o aumento em força, flexibilidade e habilidade para relaxar. Entretanto, uma das principais propostas do Hatha Yoga é melhorar a circulação do corpo. De fato, o estímulo da circulação é uma das formas pela qual o Hatha Yoga trabalha.

A palavra Hatha significa força, e pode representar pressão ( pressão=força por unidade de área). O som HÁ é sânscrito e significa SOL que representa calor e alta pressão. O som THA significa LUA representando frio ou baixa pressão.
Hatha Yoga constrói regiões de relativas alta e baixa pressões dentro do corpo o que estimula a circulação, o coração e o trabalho da bomba músculo -esquelética.

DIFERENÇAS DE PRESSÃO NO CORPO
Hatha Yoga ativa diferentes pressões dentro do corpo usando:
-Contrações conscientes dos músculos (aumentando a pressão local) e relaxamento dos músculos (diminuindo a pressão), em adição às ações da bomba músculo -esquelética.

-expansão e contração do tórax durante exercícios respiratórios específicos em adição às ações da bomba respiratória.

-os efeitos da força da gravidade que é especialmente notado nas posturas invertidas e semi invertidas.

-as próprias posturas do Hatha yoga que, fisicamente comprimem algumas partes do corpo (i.e. aumentando a pressão local ), enquanto alonga outras partes do corpo (i.e. diminuindo a pressão no local ).

Assim que uma relativa diferença na pressão acontece dentro do corpo, há uma tendência fisiológica para o sangue e fluidos intra celulares, moverem-se de uma região de alta pressão para uma região de baixa pressão.
A circulação das substâncias do corpo, através dos vasos sangüíneos e espaços intra celulares, entre duas partes diferentes do corpo, aumentam proporcionalmente para a relativa diferença em pressão entre as duas partes. Então, para alcançar a máxima estimulação da circulação com um mínimo de esforço, é importante que uma parte do corpo se mantenha em uma muito baixa pressão. Essa é uma das razões pela qual o rosto e o pescoço são usualmente mantidos relaxados ( em baixa pressão) enquanto fazemos yoga.
Circulação eficiente é essencial para a saúde porque aumenta a entrega dos nutrientes e remove a sujeira metabólica de cada uma das células do corpo, mas, em termos de Yoga, isso tem uma função mais essencial: a eficiente circulação aumenta a comunicação entre as células via transporte dos sinais bioquímicos como hormônios, neuro-transmissores e imuno-transmissores.

MOVIMENTAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ATRAVÉS DO CORPO
O novo campo emergente da Psico-imunologia (Maier et al., 1994) considera esses sinais bioquímicos como sendo o centro do nosso processo de pensamento, e assim, esse transporte pode ser considerado como a base fisiológica da movimentação da consciência através do corpo.


Psiconeuroimunologia é o estudo do inter relacionamento entre os parâmetros psicológico, neuroendrócrino e imunológico e diz respeito em como esses relacionamentos podem afetar a saúde do indivíduo. Substanciais evidências indicam que o exercício é associado com melhora da saúde mental , das funções neuroendócrinas e sistema imunológico. (La Perriere et al, 1994).
Yoga e psiconeuroimunologia são abordagens holísticas para a saúde. 
 

 
 

home
asthanga power yoga

www.yogabrasil.com.br

revista yogabrasil