Cura e Yoga
Diálogos entre Carmen, Eloisa e Thaís
extraídos da Conferencia sobre Yoga do Yogabrasil
março de 2000

16 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.16
yoga não é para todos?
(carmen2, 3/30/00 9:30:31 PM)

Tenho observado algo muito curioso e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre isto:
Muitas pessoas se dão bem com yoga e outras não conseguem nem pensar nisso. Conheço pessoas que tem horror de yoga e não conseguem fazer nem por um minuto.Outras, ficam encantadas, adoram, acham prazeroso e de verdade conseguem se curar. Ouvi falar que nem todas as pessoas são qualificadas para fazer, quais os motivos disto? Por que algumas pessoas se curam, melhoram a sua qualidade de vida, o seu corpo e outras pessoas não sentem nenhum efeito?
Carmen

17 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.17
Benefícios Imediatos
por thais rezende (thais, 3/31/00 9:01:37 PM)

Carmen
Sinceramente, não concordo com o que você está dizendo. Não
conheço uma pessoa sequer que tenha praticado Yoga e que não tenha colhido benefícios da prática 'na hora'. Até posso dizer que os novatos são os que mais se beneficiam porque estavam tão endurecidos que os primeiros alongamentos já fazem bem e os colocam definitivamente em "êxtase". Por outro lado, conheço pessoas que praticam yoga como se fosse uma ginástica de
academia e neste caso sim, não há crescimento, não há os
efeitos psicológicos da yoga que ao meu ver, são mais importantes do que o bem estar físico, do que a beleza física que a prática proporciona como um "acréscimo", um efeito secundário. Qualquer pessoa que pratique os exercícios do yoga vai curar doenças da coluna e de outras partes e órgãos, como não? Concordo que alguns são tão insensíveis que nunca chegarão a uma prática profunda e ficarão sempre na superfície e como toda a ginástica de academia ou fisioterapia, acabarão enjoando e largando tudo assim que as dores do corpo aliviarem.
Thais


18 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.18
O que é Yoga? 
(por eloisa vargas, 4/1/00 7:11:48 PM)


Precisamos parar um pouco aqui e tentar compreender o que é Yoga afinal. Ele tem um componente técnico, é claro, promove cura através da terapia, é claro, mas não é só isto. Ele não é algo ofertado "de fora". A grande dificuldade na compreensão do que é Yoga diz respeito ao sistema filosófico que o acompanha. Auto-cura, inerente ao Yoga, é uma palavra difícil para certas pessoas e infelizmente por falta de interesse e estudo , esta palavra é confundida com "milagre" , feitiçaria etc. Um yoga absolutamente técnico tem bons resultados também e é mais digerível por parte da ciência e dos ocidentais, mas Yoga não é só isto. Existe um componente vivo nele, existe algo além da técnica e da simples terapia e isto deve ser ensinado ao praticante. Se nós, como professores, apenas passarmos ao aluno a parte externa do yoga, estaríamos traindo e desrespeitando esta arte ciência que, por sorte
nossa, hoje está ao alcance do ocidente.
Namaste
Eloisa Vargas


19 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.19
yoga e fisioterapia
por thais rezende (thais, 4/4/00 10:47:04 PM)

Está certo Eloisa mas Yoga pode ser considerada como um
processo de cura física e psicológica. Qualquer exercício executado corretamente vai atingir o objetivo físico tanto quanto uma fisioterapia. O problema é que na fisioterapia você tem uma pessoa que faz as coisas em você, e no Yoga, você tem que fazer sozinha.Uma coisa é diferente da outra , digamos, na aplicação. Aí se encontra a diferença, como eu disse. Mas acho que Yoga é um método de curar, como outro qualquer e quem faz,se cura.
Thais

20 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.20
Uma ferramenta para o processo de cura ... 
(eloisa vargas, 4/4/00 11:14:28 PM)

Thais, é claro que ajuda mas a palavra "cura" não seria mais 
abrangente? Será que podemos afirmar que é o yoga que cura? Como todas as artes orientais, yoga é um processo de  cura essencialmente porque encaminha o praticante a descobrir em si mesmo as fontes desta energia curativa. Sob este ângulo, todos nós deveríamos saber que não é o yoga que cura porque o processo é integrado e depende da atitude do praticante. 

Assim, Yoga é um meio para a cura, uma ferramenta. Na verdade, em alguns casos, você pode conseguir muito pouco com yoga. 
É claro que, os exercícios do yoga (ásanas e fluxos), quando bem executados, sempre vão "melhorar" o estado de saúde do praticante – não tenho dúvidas quanto a isto. Mas se a mente da pessoa não é tocada, ela desistirá porque não terá disciplina e nem força de vontade. Yoga exige este tipo de comprometimento: disciplina, força de vontade, entrega, humildade. 
O yoga é bem mais do que a busca de uma coluna
sadia... isto assusta as pessoas porque as coloca no comando 
e na responsabilidade pela própria cura. 

A ação terapêutica física é apenas um dos aspectos do yoga e sem a atitude de auto exploração e auto conhecimento, com o tempo, esvazia-se e torna-se apenas um paliativo para a doença, apenas mais um entre muitos.
Namaste
Eloisa

21 of 25 Conferencia II - ano 2000.3.21
por thais rezende (thais, 4/8/00 2:15:35 PM)
A cura é um detalhe no processo 

Compreendo o que você diz. A cura de um mal específico é
um "detalhe" no todo que o processo significa, mas, falando uma
linguagem mais acessível , para alguns, já é muito. Sei que
yoga é uma forma de viver, não é a prática de uma ginástica apenas, mas como ginástica, é muito mais eficiente do que qualquer ginástica que conheço. Foi isso que eu quis dizer. Também reconheço que nem todas as pessoas são aptas para o yoga. Parece uma herança espiritual genética essa coisa da yoga. Pessoas parecem ter nascido para isso e outras... não tem jeito.

Não sou professora de yoga mas pratico desde meus 20 anos.
Tenho um grupo de kripalú (janana yoga) e me interesso em
saber mais coisas sobre yoga porque abrimos e encerramos as reuniões com alguns asanas. Pelo que percebi, você também trabalha com kripalú com o seu grupo de estudos, não é? Eu gostaria que alguém falasse sobre música na yoga também.
Amor no coração de todos
Thais

 
 

home
asthanga power yoga

www.yogabrasil.com.br

revista yogabrasil