Estilos do Hatta Yoga - parte 2
Outras escolas:
pesquisa por Eloisa Vargas



Yoga Integral
Swami Satchidananda
http://www.yogaville.org/
http://www.yoga.pro.br/yogaintegral/ativid.html
              
Swami Satchidananda
Yoga Integral foi desenvolvido por Swami Satchidananda, o homem que ensinou o canto "OM" para o público no primeiro festival Woodstock. Este estilo coloca ênfase em pranayama e meditação durante a execução dos asanas. É o Yoga terapêutico e muito utilizado para cura de doenças. O Dr.Dean Ornish foi o pioneiro em reverter doenças do coração com o Yoga Integral.

 

Sivananda
Vishnu-Devananda
http://www.sivananda.org/index.shtml
       
Sivananda

Sivananda é uma das maiores escolas de Yoga do mundo.Desenvolvida por  Vishnu-devananda recebeu o nome do seu professor,  Sivananda. 
Sivananda yoga segue uma metodologia que inclui  pranayama, asanas clássicos e relaxamento.  Vishnu-devananda escreveu um dos maiores clássicos contemporâneos do Yoga : The Complete Illustrated Book of Yoga ( Livro Completo Ilustrado sobre Yoga). Com a primeira publicação em  1960, o livro é ainda a melhor introdução ao estudo do Yoga disponível.

Instituto Sivananda Swarupa - São Paulo
http://www.sivanandayoga.com/

Centro Sivananda de Yoga Vedanta - Porto Alegre
Julio Falavigna (Gopala)
http://www.oyoga.com.br/sivananda



Ananda
Swami Kriyananda
http://www.ananda.org/
 


Ananada Yoga é o clássico estilo de hatha yoga que usa os asanas e pranayamas para despertar, experienciar e iniciar o controle das energias sutis dentro de nós mesmos, especialmente, as energias dos chakras. O objetivo é utilizar estas energias para harmonizar o corpo, mente e emoções e sobretudo sintonizar-se com altos níveis de consciência. Uma caracterísitca única deste sistema é a utilização de afirmações silenciosas durante a execução dos asanas como meio de trabalhar mais conscientemente e diretamente com as energias sutis para conseguir uma sintonia com estas. Ananda Yoga é um estilo do hatha yoga  relativamente suave, uma experiência mais interna e muito diferente da prática aeróbica ou atlética. O estilo foi desenvolvido por Swami Kriyananda, discípulo direto de Paramhansa Yogananda, autor do clássico e famoso livro intitulado " Auto Biografia de um Yogi".

Anusara
John Friend
http://www.anusara.com/


Anusara (a-nu-SAR-a) - significa: "Andar na corrente da Vontade Divina" , "Seguindo seu coração" , "Fluindo com a Graça", "Mover-se com a Vontade Divina". Estilo desenvolvido pelo yoga master John Friend, Anusara Yoga é descrita como o Yoga orientado pelo coração, inspuração espiritual, fundamentada num profundo conhecimento externo e interno do alinhamento do corpo. As várias habilidades e limitações que o aluno apresenta, são respeitadas e honradas. 


Bikram
Bikram Choudhury
http://www.bikramyoga.com/

Bikram Yoga é quente! Você deve estar preparado para suar muito na aula. Os termostatos são ligados em temperaturas muito elevadas para aquecerem a sala e fazerem os alunos suarem durante a apresentação de 26 asanas que, poderão ser repetidas que são elaboradas especificamente para aquecerem e alongarem os músculos, tendões e ligamentos. O instrutor  Bikram Choudhury, que desenvolveu o método, estudou com Bishnu Ghosh, irmão de Paramahansa Yogananda.
Este estilo ainda não é muito difundido no Brasil embora possua muitos estúdios na América do Norte e Europa.



Kali Ray TriYoga
Kaly Ray
www.triyoga.com

Kaly Ray TriYoga, fundado por Kali Ray, trabalha com posturas, respiração e foco juntos para criar um dinâmico e intuitivo fluxo. Os fluxos do TriYoga combinam o ato de fluir e sustentar posturas enfatizando movimentos de ondulação da coluna, economia de movimento e sicronização de respiração e mudrá. Os fluxos são sistematizados por níveis e podem ser suaves ou desafiadores conforme a disposição do praticante no momento. Os alunos progridem dos fluxos básicos para os avançados enquanto aumentam sua flexibilidade, força, paciência e conhecimento.

Kripalu
Yogi Amrit Desai
http://www.kripalu.org/
o que é Kripalu - http://www.drwnet.com/wings/kripalu.htm

Conhecido como Yoga da Consciência, Kripalu coloca grande ênfase na respiração coordenada ao movimento, alinhamento interior e ao fato de "honrar a sabedoria do corpo" - o praticante trabalha conforme os limites da sua flexibilidade e força pessoal. O alinhamento segue a consciência. Os alunos aprendem a focar nas reações físicas e psicológicas causadas pelas várias posturas desenvolvendo a consciência da mente, corpo, emoção e espírito.

 Kripalu Yoga apresenta três estágios na sua prática: 1- Aprender as posturas e explorar as habilidades do corpo
2-Manter a postura por um longo tempo desenvolvendo concentração e consciência interior 
3- Meditação em movimento no qual a sequencia de uma pose para outra forma-se inconscientemente

Menos voltado para detalhes estruturais de posturas, o Yoga Kripalu é descrito como "meditação em movimento". Ao mesmo tempo em que são feitas as posturas, o praticante é encorajado para manter a  delicadeza, a compaixão e a prática da introspecção. As posturas são mantidas por um longo período de tempo com o objetivo de aliviar os bloqueios emocionais.

Kripalu Center for Yoga and Health foi fundado em 1966 quando Yogi Amrit Desai fundou o Yoga Society of Pennsylvania, uma organização sem fins lucrativos que oferecia yoga classes e treinamento para  yoga teachers. O nome da sociedade , mais tarde, foi mudado para  Kripalu Yoga Fellowship ("Kripalu"), organização sem fins lucrativos e voltada para a caridade que ainda opera no Kripalu Center.


Kundaliní

Sikh Yogi Bhajan
http://users.rio.com/skhalsa/index.html
http://www.kundaliniyoga.org/classes.html

Kundalini yoga na tradição do Yogi Bhajan, o qual trouxe o estilo para o ocidente em 1969, foca no controle para liberação da energia Kundaliní. A prática envolve poses clássicas, respiração, coordenação da respiração com o movimento e meditação.

Antes a prática do Kundalini era feita por poucos e mantida dentro de um círculo fechado. Foi trazida para o Ocidente em 1969, quando Sikh Yogi Bhajan começou a divulgar esse estilo para um grupo maior de pessoas. A prática é feita para "acordar" a energia da Kundalini, representada por uma cobra enrolada na base da coluna. No Yoga Kundalini são utilizados entoações de mantras, práticas respiratórias e exercícios clássicos do Hatha Yoga. Recomenda-se o acompanhamento de um professor bastante experiente e de muita confiança, pois acredita-se que essa energia seja muito poderosa e, se não for trabalhada de maneira adequada, pode trazer sérias conseqüências.

 

Svaroopa Yoga

Rama Berch
http://masteryoga.org/home.html

Desenvolvido por Rama Berch , Svaroopa Yoga pretende ensinar diferentes meios de fazer posturas habituais enfatizando a abertura da coluna iniciando pelo coccix e progressivamente avançando por cada vértebra e área circundante.Toda a pose integra o princípio fundamental do asana, anatomia e filosofia do Yoga e enfatiza-se o desenvolvimento da transcendente experiência interna, chamada Svaroopa por Patanjali nos Yoga Sutras. É um Yoga com consciência orientada que promove saúde e transformação. Svaroopa não é um Yoga atlético ou de força mas sim o desenvolvimento e expansão da consciência utilizando o corpo como ferramenta.

 

   voltar

Eu honro o lugar no Universo, 
que é de paz, alegria, amor e sabedoria

Eu honro o lugar em você
onde todo o universo habita...
E quando você está neste lugar em você
E eu estou neste lugar em mim
Nós somos Um!

Namaste!

 

 

home
Estúdio de Yoga

www.yogabrasil.com.br

revista yogabrasil