Meditação , o que não é
Eloisa Vargas 14/8/1999
trecho extraído do fórum Yogabrasil

O estado pleno de meditação pode ser desconhecido para mim. Não posso dizer como é , não sei dizer e assim, não posso ensinar. Muitas pessoas chamam coisas que "não são" meditação, de meditação. Então, não é uma questão de ser fácil ou difícil, é uma questão de saber quando não é. Mas nós todos sabemos que a meditação acontece no silêncio e no vazio da mente então, nós podemos falar sobre o que não é meditação. 

O barulho da mente não é meditação. A visualização , a formação de imagens na mente, não é meditação. A concentração, não é meditação. A oração pronunciada verbalmente ou mentalmente, não é meditação. " a meditação existe quando não há o meditador". Enquanto houver um centro comandando, não há meditação. Enquanto estamos querendo meditar, não meditamos porque enquanto houver desejo, seja ele de que tipo for, até mesmo um "santo" desejo, não há meditação. Enquanto houver esforço, compulsão, não há meditação. A meditação é aquele estado que ocorre livre, espontâneo. Não é sonho, não é "viagem", pelo contrário, é a mais perfeita e sensível realidade. 

A meditação só pode ocorrer no momento "agora", ela não serve nem ao passado e nem ao futuro, ou melhor dizendo, ela não existe nestas dimensões. Ela não existe no "tempo" que é passado ou futuro. Não existe método nenhum para a meditação porque ela é a benção de Deus para todos os homens, é a Graça que é de graça, é o canal com o eterno, com a sabedoria, com a fonte. É a finalidade de toda a verdadeira religião, de toda a prática espiritual, de todas as artes orientais e das religiões nativas.
Não existe "como" meditar.

Nenhum mestre poderá nos "ensinar" a meditar. Ele poderá nos fazer compreender o que não é meditação e através desta compreensão, percebemos porque "não" meditamos.
Você precisa atingir um grau profundo de relaxamento consciente que se chama: atenção. Atenção, percepção ... meditação.

Mas agora estamos falando em "provocar em nós" este estado, e portanto, ter a consciência dele. Sobre os procedimentos básicos para que, talvez, ela ocorra, podemos falar porque nós os conhecemos. E estes procedimentos, inevitavelmente, passam por práticas físicas.
As práticas físicas disciplinam o corpo e a mente, fazem a energia circular e desbloquear pontos chaves no corpo. Precisamos deste fluxo de energia forte e saudável para que a meditação possa ocorrer. Um corpo indisciplinado, não sabe relaxar para poder meditar, o que não significa que, alguém , que nem sabe do que estamos falando, já não tenha experimentado este estado. A meditação ocorre independente da nossa consciência. Apenas, não sabemos.

Compreendendo este ponto, acho que estamos prontos para permitirmo-nos que ela aconteça. Meditação é silêncio e solidão da mente, é a mente desacompanhada, irremediavelmente, incondicionalmente só ...É o estado de absoluta pureza mental , é o reino do céu que para ser penetrado, exige a pureza de uma criança ... e todo o ser humano tem direito à isto. 

home
asthanga power yoga
www.yogabrasil.com.br
revista yogabrasil