Yoga é permanência mas é movimento também
por Eloisa Vargas
instrutora de ashtanga power yoga





Como praticantes de Yoga, devemos entrar no asana lentamente, com consciência, com sentimento. Isso é o Yoga, não tenhamos dúvidas quanto a isto. Mas, para que possamos atingir este estado mental de foco e consciência, o corpo físico precisa estar perfeitamente dominado numa grande maioria dos asanas e não apenas nos asanas contemplativos. Se o corpo não está dominado, se os braços e pulsos doem, se o pescoço doi, se o quadril doi etc. buscamos nos asanas de permanência uma espécie de panacéia para escamotear nossas falhas físicas. O temperamento fraco vai sempre buscar asanas mais introspectivos. A flexibilidade sem força, é fraqueza e a força sem flexibilidade é rigidez. É necessário buscar o equilíbrio entre estes dois pólos da mesma coisa.

 

O Yoga é um conjunto de técnicas que, para funcionar corretamente precisa ser praticado na sua totalidade. A Saudação ao Sol, Surya Namaskara ou Fluxo como os ocidentais o chamam, faz parte dos fundamentos do ashtanga yoga ensinado pelo mestre Krishnamachária (mestre de Iyengar) e é o ponto de apoio para o aperfeiçoamente físico e mental na busca da cura para nossas doenças tanto resultantes de má postura como as de fundo emocional. Sem os Namaskaras, a pratica do Yoga dentro do contexto do Yoga contemporâneo, não teria fundamentos.
 
Durante estes anos todos eu estudei basicamente o Hatha Yoga dentro dos ensinamentos de Iyengar e tive  a oportunidade de perceber que embora estejamos em movimento, ainda assim e talvez exatamente por isso, precisamos de mais foco, de mais consciência, de mais coordenação.  No movimento precisamos de habilidade, o que o Iyengar chama de habilidade em ação. Absolutamente focados durante este movimento, Erich Schiffmann classifica este tipo de ação como Meditação em Movimento - Moving into Stillness -  Movendo-se através do Silêncio.

Yoga é essencialmente permanência mas é ação também. O mundo é feito de ação, a vida nos cobra a ação e precisamos desenvolver a capacidade de ter esta habilidade sob quaisquer circunstâncias. Quando o praticante está em pleno domínio da sua força física, quando pode erguer seu corpo  e suportá-lo nos seus próprios braços, nas suas pernas, mãos, quando ele não sofre mais com dores resultantes da inércia física que acaba por gerar situações de patologia nos ossos e músculos e em outros órgãos, ou seja, quando a etapa preliminar esta cumprida, então, diz Iyengar, ele não precisa mais dos Namaskaras. Ele pode usar os asanas para meditação porque é para isso que eles foram feitos. Quando o praticante ainda não dominou todas estas posturas que são árduas e exigem um alto desempenho físico e mental, ele não está pronto para os asanas de permanência.

Não são palavras e nem conselhos meus pois não sou ninguém diante da sabedoria do maior mestre vivo de Yoga do mundo, Iyengar. Através dos ensinamentos dele percebi que, se antes eu não ensinava o Yoga dentro dos fundamentos corretos do ashtanga de Krishnamacharya, era porque eu não sabia. Por isso eu me dediquei e estudei. A partir daí eu pude ver os resultados no corpo e na mente dos meus alunos. A partir do processo físico, a partir deste domínio do corpo, eu vi meus alunos promoverem profundas mudanças psicológicas. Então eu pude ver ao vivo que os postulados do hatha yoga são verdadeiros quando colocam a prática física sob a seguinte ótica:  " o corpo físico é o instrumento para a espiritualidade" - os bloqueios e as franquezas que apresentamos no corpo físico são bloqueios e fraquezas que temos na área emocional e que são entraves para a experiência espiritual. O corpo é o espelho da psique e é a partir do corpo que vamos promover as profundas mudanças que ocorrerão nas nossas vidas, mudanças estas, resultantes de uma prática correta, boa e útil.
 
 
Então, eu mudei muito e as coisas que eu transmito hoje mudaram junto comigo. A minha saúde melhorou consideravelmente após este tipo de treinamento ao qual me submeto hoje e é esse o tipo de Hatha Yoga que transmito aos meus alunos onde é necessário disciplina física intensa, força, coragem e a capacidade de mudar a cada momento.
 
 

artigos
estúdio de yoga

www.yogabrasil.com.br