Yoga e Saúde
eloisa vargas

                            
Saúde é equilíbrio e doença é desequilíbrio provocado por bloqueios.
O corpo que não é movimentado de forma equilibrada acaba por se tornar bloqueado. A falta de movimentos adequados, provoca má circulação sangüínea, a respiração se torna inadequada e o sistema cardio vascular termina por ser afetado. Não basta caminhar. O corpo necessita de uma série de movimentos que, em seu conjunto, vão promover uma boa irrigação nos órgãos e glândulas. Diferente da ginástica ocidental, o Yoga estabelece uma profunda relação entre  movimento físico e  postura mental. O objetivo disto é a consciência. Yoga ensina a focar ou seja, a prestar atenção no momento em que estamos agindo e devido à isto, podemos perceber ( conscientizar) nossos pontos de tensão e eliminá-los. 

As técnicas do hatha yoga visam o relaxamento profundo de certos grupos de músculos enquanto outros se mantém em ação. Você aprende o quanto de contração deve dar a um músculo para manter a ação . Aprende a dosar a contração e a economizar energia muitas vezes desperdiçada em tensões desnecessárias. 

O trabalho é equilibrado com estes dois componentes interagindo em conjunto: corpo e mente. Você não estará fazendo Yoga se não estiver respeitando estas bases. Yoga não é apenas uma prática física. Corpo e mente são a mesma coisa na visão do Yoga e necessitam ser trabalhados em conjunto. Nesta ótica, um bloqueio mental, um trauma psicológico por exemplo, terá seu correspondente no físico. Alguma parte do corpo estará "travada" mantendo ali, uma espécie de segredo. Podemos bloquear articulações, músculos e, em maior profundidade, órgãos internos como fígado, coração, rins etc. Na visão do Yoga, a doença é um bloqueio psicológico manifestado no físico. A ação correta através das diversas posturas vai desbloqueando o sistema e fazendo o organismo voltar ao equilíbrio. Então, este equilíbrio, é saúde.

home
asthanga power yoga
www.yogabrasil.com.br
revista yogabrasil