Yoga: Técnica e Mística
Eloisa Vargas

extraído das perguntas feitas através do site Hatha Yoga e Power Yoga
 ( fevereiro/2001)


Pergunta: gostaria de saber de modo simples, o que a Yoga traz de benefícios. Gostaria de respostas que enfoquem os aspectos técnicos e místicos.
( Henrin)


O resultado, ou conseqüência mais importante de uma prática correta do Yoga é o auto-conhecimento. Toda a ação do Yoga é no sentido de promover dentro de você esta capacidade para se auto conhecer. Em cada detalhe da prática, em cada postura ( ásana) que você está realizando, você terá esta oportunidade.
Para que isto aconteça, existem certos procedimentos preliminares que dizem respeito à reestruturação do corpo para que certos desequilíbrios posturais sejam corrigidos. Parte-se do pressuposto que, um corpo doente, desequilibrado, com dores e outros incômodos não está apto para um relaxamento completo. Assim, a parte puramente física do Yoga visa este processo de "purificação", de acerto, de correção músculo-esquelética.

Então, aqui você já tem outra resposta importante desta prática: o alinhamento da coluna, o funcionamento saudável das articulações, a melhora no sistema cardiovascular, no sistema respiratório, gastrintestinal, endócrino etc... Com um corpo mais forte e flexível, você passa a usar menos força para desempenhar as tarefas do dia a dia, sente-se mais disposto, mais capaz, despende menos "energia". Quando você não está perdendo energia, ela permanece em você para ser utilizada em outras coisas tais como, "ser feliz...".

Uma pessoa carente de energia por certo não encontra a menor graça na vida. E uma vida "sem graça", sem alegrias é uma vida sem felicidade, sem amor e sem Deus. A parte mística é esta, é poder encontrar a felicidade "ananda" através de um bem estar consigo mesmo e com tudo o que circunda, é estar em paz e poder amar a tudo e a todos. Este estado de amor pleno não mais busca Deus (ou qualquer outro nome que se queira dar à isto) porque não é preciso uma vez que este estado já é "estar em Deus".

 

 

home
asthanga power yoga

www.yogabrasil.com.br

revista yogabrasil